U-bike chega mais longe - Sessão de Esclarecimento

03-05-2017

No dia 3 de maio de 2017, pelas 14h30, realizou-se, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), uma sessão de esclarecimento organizada pelo Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) em colaboração com a FEUP.

Foram esclarecidos assuntos relacionados com ambiente, rotas, segurança, regras de utilização, entre outros temas. Como circular? Quais os benefícios? Quais os obstáculos? Todas estas questões foram abordadas na 1ª sessão de esclarecimento do Projeto U-bike Portugal.

A sessão, abriu com o esclarecimento da Engenheira Ana Cláudia Proença sobre a pegada de Carbono, "a aposta em transportes mais sustentáveis na nossa mobilidade reduz significativamente a nossa Pegada de Carbono, o que se traduz em hábitos mais saudáveis, ambientes mais limpos e cidades mais eficientes". A Engenheira explicou que, se os objetivos do Projeto U-bike Portugal forem cumpridos, a pegada de carbono sofrerá uma redução de 67%.

Seguiu-se o subintendente da PSP Ricardo Matos, que esclareceu as questões sobre os direitos e deveres dos ciclistas na cidade do Porto revelando as regras de segurança, a legislação aplicável e as recomendações para uma condução segura e defensiva. 

Para Ricardo Cruz, da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI), "circular de bicicleta na cidade do Porto é muito eficiente do ponto de vista da economia do tempo e do esforço, ao contrário do que empiricamente se pode pensar". O representante da MUBI partilhou algumas dicas e conselhos relativamente aos percursos e estratégias para uma utilização confortável e segura da bicicleta na cidade. 

A terminar a sessão, a assistência pôde ouvir as experiências de quem anda diariamente de bicicleta na Universidade do Porto. O estudante Francisco Prata, a docente Ana Aguiar e o funcionário Miguel Ferraz explicaram quais as maiores dificuldades e vantagens nos seus trajetos para a faculdade. 

As candidaturas ao Projeto U-bike Portugal na U.Porto decorrem de 16 de abril a 17 de junho e já foram recebidas cerca de 173 candidaturas.